

O QUE É AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
Primeiramente, é importante compreendermos que a neuropsicologia é um campo de conhecimento no qual estudamos a relação entre o funcionamento do cérebro e o comportamento humano. Numa junção entre a Neurociência e Psicologia, buscando contribuir para uma melhor compreensão das funções cognitivas e comportamentais de modo a uma melhor orientação/tratamento.
A Avaliação Neuropsicológica é um procedimento de investigação detalhado que tem como objetivo avaliar funções cognitivas, tais como, Atenção, Memória, Habilidades Visoespaciais, habilidades de resolução de problemas, planejamento, Linguagem, entre outras.
A partir de entrevistas com pais e responsáveis, entrevistas com o avaliado, aplicação de testes neuropsicológicos previamente selecionados de acordo com a necessidade de cada um, elabora-se o perfil Neuropsicológico do paciente, identificando suas potencialidades, dificuldades e estabelece-se uma Hipótese Diagnóstica.
Ressaltando que a quantidade de sessões ficam a depender da compreensão do avaliado e capacidade de tolerância, dados estes que são observados pelo neuropsicológo (a) durante a entrevista inicial baseadas em dados como idade, escolaridade e aspectos cognitivos de modo geral.
A partir deste, traçam-se um planejamento de tratamento mais eficiente.
Quando realizar uma Avaliação Neuropsicológica?
A Avaliação Neuropsicológica é solicitada quando há a necessidade de um diagnóstico clínico mais aprofundado. Nesses casos, a avaliação pode ser solicitada por um psiquiatra, neurologista, pediatra, psicólogo entre outros profissionais da área da Saúde, com o objetivo de auxiliar na identificação das causas de problemas enfrentados na vida diária. Como por exemplo: Problema que envolva distúrbio de desenvolvimento ou aprendizagem, perda frequente de memória, quadro de demência, déficit em habilidades sociais, dificuldades na execução de rotinas no dia a dia; entre outros).
QUANDO É INDICADA?
A Avaliação Neuropsicológica é indicada, principalmente, quando há suspeita diagnóstica de transtornos psiquiátricos ou do neurodesenvolvimento. Por exemplo:
– Transtornos de Aprendizagem
– Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
– Demências
– Transtornos de Ansiedade
– Deficiência Intelectual
– Transtorno do Espectro Autista
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Malloy-Diniz, L. F., et al., Avaliação neuropsicológica – 2ª Edição; Artmed, 2018.
